Eu?...Sou neguinha...

Olá!

Não acordo de manhã, me olhando no espelho e me achando pior ou melhor, que esse ou aquele por causa de tom de pele!  Pra falar a verdade fico revoltada quando sei de um ou outro caso,mas nunca havia sentido isso de quem quer que seja.

Fui convidada a expor meu trabalho,num centro de convenções aqui em São Paulo.  Fui, apesar de saber que no local haveria um congresso de farmacêutica e que talvez os congressistas, vindos na maioria de outros estados;não estivessem assim tão interessados em artesanato.
Mas ao contrário:se interessaram,compraram,trocamos contatos...enfim foi um dia gostoso.



Como nem tudo são flores,me deparei com uma pessoa -dessas que deveriam ser varridas da face da Terra- perguntado ao meu marido e fiel companheiro de aventuras sempre  quem produzia os trabalhos.
Ele respodeu e ela se virou pra mim me olhando de cima a baixo,com uma expressão que nunca tinha visto em ninguém, em toda minha vida.  Disse exatamente assim: "Não acredito que você faça realmente tudo que está ai. Por favor chame a sua patroa." Respondi pacientemente que eu mesma confeccionava todas as peças e ela foi embora retrucando "Deixa pra lá, não me misturo com essa gente!"

Fiquei ali, não acreditando direito no que tinha acontecido,me sentindo péssima!
Fui informada mais tarde que a tal,era executiva de uma editora e que também não tinha lá muita simpatia por pessoas negras. Tive que ouvir ainda de uma amiga expositora "Acho que ela não teve intenção. E você nem é tão negra assim! Você é morena!" hã? oquê? existe raça morena?deixa pra lá...



Não sou paladina da causa,defensora de cotas, representante de minorias e isso e aquilo...Até por que não somos minoria e lugar em universidades deveria ser de quem estuda e se esforça pra isso,não servir de premio de consolação para nossa raça.
Nunca me senti diferente, jamais! Mas ontem senti o quanto dói o PRECONCEITO!
Me perdoem pelo desabafo!

♥♥♥ Bjks e até...

2 comentários:

calma que estou com pressa postou o comentário número:

ai amiga - o que falar de gente assim .em pleno sec 21 - com tanta miscegenação, com tantas raças lindas - - por isto que eu digo - naõ adianta ter grana , a gente avalia um pessoa por estas atitudes - e chamar de moreninha , como se ser negra, fosse ofensa - putz - não sei qual a pior -
sabe que eu sinto racismo comigo aqui em salvador - é o lula fez esta bobagem de afrodescedente - como se fosse ofensa falar raça - negra - e eu o que sou?
aqui quando querem me ofender - é branquela, branquela azeda, aguada, loira burra- - tem racismo pra tudo - e tem muitos idiotas que tem raiva de branquelas como eles me chamam- eu tb fico ofendida -
falam assim..nossa tu tá muito branquinha tem que pegar uma corzinha- mas que cor?
moreninha ... eu nunca vou ficar ..
éo racismo vai se perpetuar ainda por muito tempo - eu estou pasma com tua história amiga- e agora produz mais coisas lindas ainda - e mostre tua raça- ora bolas - se eu pudesse processava esta mulher - te juro-
na escola que minha filha estuda - predomina a raça negra - como em todo salvador - e ela é discriminada lá - e aqui onde moro falam pra mim tirar de l´- só tem "pretinho traficante" - ai que isto me tira do sério - eles tem preconceito contra colégio público e racistas - como se na escola onde as princesas delas estudam nao tivessem gente de má indole - independente da cor, raça.. ai este assunto me tira do sério- eu como já morei vários estados, adoro esta coisa que tem no Brasil -sutaques, pessoas de varias cores, e não afro descendente, japadescendente..
bj
lu

Liliane de Paula postou o comentário número:

Olivia, estou vindo no seu blog agora e vi a estoria da "executiva". Nada o que se diga vai adiantar para vc. Mas como disse a Lúcia tb já ouvi muita gracinahs desagradável pq sou branca. Tem hora que dá vontade de cuspir na cara ou meter a mão na cara, né? Mas a gente nem pode fazer isso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compre meus produtos aqui: